Alguns estudiosos e iniciados no candomblé relatam que esta divindade era originária de Iraô, atualmente na Nigéria, muito próxima com a fronteira com o antigo Daomé. Não faz parte, como muitos pensam, do panteão Jeje assimilado pelos Nagô (os 16 companheiros de Odùdùwa quando na chegada de Ifá), como Nanã, Omolú, Oxumaré e Ewá. Ossaim é um deus originário da etnia Iorubá. Contudo, é evidente que entre os Jeje havia um deus responsável pelas folhas, e Ágüe é o seu nome, por isso Ossaim dança bravun e sató, a exemplo dos deuses do antigo Daomé. Está extremamente ligado a Orunmilá, Senhor das Adivinhações. De acordo com a história desse orixá, há uma rivalidade entre Ossaim e Orunmilá, que reflete, na verdade, a antiga disputa entre os Oníìsegùn – mestres em medicina natural que dominavam o poder das folhas – e os Babalawó – sacerdotes versados nos profundos mistérios do cosmo e do destino dos seres, os pais do segredo. Estas relações, hoje cordiais e de franca colaboração, atravessaram no passado período de rivalidade. Algumas lendas refletem as lutas pela primazia e pelo prestígio. Uma delas fala como Osanyin virou escravo de Orunmilá (Ifá). Dizem que este último precisava de um escravo e mandou que o comprassem no mercado. Osanyin estava lá e foi comprado. Na hora de começar o trabalho, Osanyin percebeu que ía cortar a erva que curava a febre, a erva que curava as dores de cabeça e outra que supria as cólicas. "Na verdade, disse ele, não posso arrancar ervas tão necessárias". Orunmilá tomando conhecimento do fato, quis ver quais eram as ervas de tão grande valor. Convencido do valor de Osanyin decidiu que ele ficaria sempre ao seu lado durante as consultas. Daí se conhece um pouco da liberdade e autonomia conquistada por Ossanyin.

Sabe-se então, que esta energia foi viver na mata, em companhia de Aroni, uma espécie de "ser encantado da floresta" que tem uma única perna, cabelos vermelhos e fuma um cachimbo feito de concha de caramujo. Aroni e Ossanyin são então, os guardiões da mata e enfeitiçam, brincam e espantam da mata os homens, quando percebem que estes destruirão as matas. Hoje, o sincretismo e o folclore o colocam como sendo o popular Curupira e o Saci Pererê. Mas, sabemos que este orixá é mais do que isso. É um ser antigo no planeta, que tem uma utilidade primordial ainda não aproveitada o máximo. Mas, se o homem continuar se afastando de suas raízes e buscando cada vez mais destruir o planeta com poluição, desmatamento e ganância, talvez perdamos a essência de tudo o que poderá gerar vida e renovação um dia.

Aroni, no culto é considerado um mensageiro e companheiro de Ossanyin. para muitos este é dado como o "exú" dos caminhos deste orixá. O saci, o brincalhão. Pode também, ser chamado de "Calunga", ou "Calunguinha" da mata; o que esconde e torna a desvendar coisas, o que brinca com os desprevinidos na mata. Enfim, são muitos os mistérioos de Ossanyin!
Um pouco sobre o "sexo" de Ossanyin: Uma confusão latente refere-se ao sexo deste orixá; é preciso esclarecer que se trata de um orixá do sexo masculino. Entretanto, como feiticeiro e estudioso das plantas, não teve tempo de relacionamentos amorosos. Sabe-se que foi parceiro de Iansã, mas o controvertido relacionamento com Oxóssi, que ninguém pode afirmar se foi ou não amoroso, é o mais comentado. Na verdade, Ossaim e Oxóssi possuem inúmeras afinidades: ambos são orixás do mesmo espaço, da floresta, do mato, das folhas, grandes feiticeiros e conhecedores dos segredos da mata, da Terra.
O arquétipo dos filhos deste orixá: são pessoas equilibradas, que controlam bem os sentimentos e emoções, que buscam religiosidade e espritualidade. São justos nos seus julgamentos, pois não deixam simpatias e antipatias interferirem neles. Por isso são frios e racionais em suas decisões. São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhe dizem respeito e são discretos. Preferem o isolamento, a reuniões sociais e não gostam de falar de suas vidas. Preferem deixar essa parte sob mistério. Nada que seja tão grave, mas preferem deixar suas vidas consigo mesmos. Também não buscam saber da vida alheia. Detestam intrigas, fofocas e confusões. São dedicados no cumprimento de suas tarefas e caprichosas em seu trabalho. Não gostam de fazer nada sob pressão, ou apressadamente. Por esta razão, não são ligados a horários e preferem ter liberdade de ação, em seu trabalho. Não suportam um "chefe" ou subalternos. Adoram atividades artesanais que desempenhem paciência.
As qualidades de Ossanyin: ainda como iniciante no culto, não detenho as qualidades deste orixá, meu protetor. O pouco que ainda me foi passado é que existem poucas qualidades deste orixá. Sabe-se de duas, ou quatro qualidades (irradiações), mas estas ainda não foram passadas a mim. O que sei é que uma tem maior afinidade com omulu e obaluaiê, outra com afinidade maior com Oxoguiãn e outra com afinidade maior com Xangô. Mas, todas elas desfrutam da mesma força e divindade.
As características dos filhos de Ossain: os filhos deste orixá são pessoas discretas, que gostam de ter suas vidas sob mistério e sob discrição, apreciam as atividades artesanais e que detenham paciência, são caprichosos e perfeccionistas nas suas atividades, sejam elas quais forem. Não apreciam fofocas, ou intrigas e são bons amigos. Guardam segredos, são honestas e ligadas a religiosidade e espiritualidade. Geralmente, os filhos deste orixá possuem uma versatilidade muito grande, quando se fala em espiritualidade. Podem transitar por várias crenças, como estudiosos, filósofos, ou adeptos, pois detêm, junto de seu orixá, "lembranças" reencarnatórias de suas passagens e conhecimento. São idealistas e ligados também, às atividades ecológicas e médicas. São bons médicos, curadores, curandeiros e rezadores. São pessoas reservadas e não são dados a encontros sociais. Preferem o isolamento. Não suportam fazer nada apressadamente, por isso, não apreciam "chefes" pressionadores e subalternos. Gostam de liberdade para trabalhar. Não são ligados em horários e preferem atividades que não cobre tanto isso. mas, são bons seguidores dos deveres, o que lhes confere uma boa índole. Se, por acaso, seu trabalho exija um certo horário, buscam fazê-lo da melhor forma possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário