Vamos falar agora deste orixá,
pouco conhecido, até mesmo entre os membros do culto candomblecista. É o orixá que comanda o poder das folhas, senhor da mata e detentor do axé. Em cerimônias de iniciação e "oros" do candomblé, não se faz reverência nem se utiliza as folhas, sem a permissão e participação de Ossaniyn. É tão importante dentro do culto, que se no momento do "oro", o Babalorixá ou a Yalorixá verificar pelos búzios que Ossaniyn não permitiu aquela cerimônia, esta deve ser adiada e pedir agô (licença) a Ossaniyn, até que ele a permita. Afinal, o candomblé e suas cerimônias são feitas a partir do poder das folhas sagradas (ewés), e este poder é dado através de Ossanyin. Por esta razão, no culto há uma expressão que diz: "Ko si ewé ko si Orisa" - Sem folha não há Orixá.
Este orixá é uma força da natureza indomável e encantado. Acredita-se que sua filiação seja Oxalá e Nanã, mas na realidade, não possui filiação, ou não se conhece realmente quais orixás deram origem a Ossaniyn. Suas cores são o verde, o branco, mas também há o rosa, o vermelho e o azul. Muitas pessoas acreditam que Ossaniyn é dual (homem e mulher), outros acreditam que ele seja uma cabocla da mata, sendo chamada Ossanha, mas não é bem assim . Apesar de ter uma natureza "encantada", é de polaridade masculina. E por ser tão diferente e encantado é capaz de entrar em todas as giras: seja de orixá, ou de caboclos, ou de povo de rua. Ele se alimenta de todo o tipo de comida e caça. Mas aprecia muito em suas oferendas, a batata-doce, com fumo-de-rôlo, milho e aguardente com sumo de ervas e mel, muito mel. Ele também é "balé", ou seja, atua também nos cemitérios e transita, assim como Iansã, por estas bandas. Afinal, ele pode entrar em qualquer portal, ou gira. Por ser o orixá das folhas e conhecedor dos seus poderes, Ossaniyn também é curador e um grande feiticeiro. Dizem que ele juntamente com Oxum, são os grandes senhores dos feitiços de amor. E também, junto com as grandes mães ancestrais (yamins) comandam feitiços de naturezas diversas.
Por esta razão ele é reverenciado, até pelos próprios orixás. E temido também. Dentro da nação, acredita-se que este orixá é responsável pela construção sólida de um barracão, ou terreiro. Não se pode ter um barracão próspero, se não houver um assentamento de ossanyin bem feito. Ele traz os orixás, assim como também os leva de volta, se não apreciar o andamento das cerimônias, se houver mistificação, ou se for dada pouca importância a ele. Por isso dizemos que não se prende ossanyin em um barracão. Essa energia permanece em um barracão, se este for construído sobre bases sólidas. Não se deve indispor com este orixá. A ira dele é implacável, pois ele é temperamental, ou melhor, não aceita injustiça nem arrogância. é de natureza independente, por isso diz-se que é um orixá solitário. Vive só na mata e se mantém em equilíbrio com ela, sem necessitar dos outros orixás. É auto-suficiente. Por isso seu poder é ao mesmo tempo, benéfico e perigoso.
Seu elemento é Terra ou ar, já que está inserido em toda a natureza. Os roda-moinhos, os furacões, também são seus fundamentos e formas de expressão dessa divindade. Por isso, a afinidade deste orixá com Iansã é grande, pois esta yabá também tem essas formas da natureza como elementos representativos. Ossanyin é um orixá versátil. Transita em diversos cultos, mesmo não sendo reconhecido. É orixá ligado a questões idealistas, ecológicas, científicas. Tem afinidade com o mar também, principalmente quando se fala nos grandes cataclismas e roda-moinhos. é uma força de movimento, início, impulsão. Merece ser mais estudado e reconhecido. Mas, infelizmente, poucos falam deste orixá, pois poucos o conhecem.
Seu símbolo é um pássaro (Eye). O seu Igbá ory é representado com ferro, através de uma árvore com sete ramos com o Eye na sua aste central. Seu dia da semana é quinta-feira.